A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo. A saúde é definida na Organização Mundial da Saúde como “um estado de bem-estar livre de doenças ou enfermidades”. Mas, existem novas definições de saúde. Por este post, veremos alguns dos diferentes conceitos de saúde.

Conceitos de saúde gregos antigos

Os conceitos antigos de saúde gregos enfatizaram a conexão entre saúde física e mental. Seus cuidados de saúde tencionavam curar toda a pessoa, tratando o mental e o físico. Os gregos antigos assim como acreditavam que a natureza é o agente mais poderoso da cura e que deve ser assistido. Os conceitos de saúde e doença dos gregos antigos começaram com a hipótese dos 4 humores. Eles acreditavam que, se um ou mais desses humores estivessem desequilibrados, doenças ou doenças resultariam.

Os gregos antigos também consideraram a condição social de alguém para afetar a saúde. Teu médico médico mais famoso, Alkmaion (século VI a.C.), definiu a saúde como o equilíbrio perfeito de todas as forças do organismo. Ele também afirmou que a isonomia, ou igualdade social, melhora a saúde de um cidadão, no tempo em que a monarquia circunstância doenças.

Hipócrates e outros escritores gregos construíram essas idéias e os incorporaram em um único corpus. Este corpus contém textos relacionados a cada um dos aspectos da medicina e da saúde. Os textos são divididos em várias categorias: biologia, diagnóstico, tratamento e aconselhamento geral pros médicos. O velho conceito grego de saúde foi baseado em um conceito complexo que ainda é expressivo hoje.

A medicina grega também se baseou pesadamente no reino espiritual. Havia padres e principais tribunos que praticavam adivinhação e usavam drogas pra curar seus pacientes. Os gregos enfatizaram a cura sagrada e identificaram vários deuses e heróis com saúde e doença. Eles também oraram a Asclépio, o Deus da medicina, e passaram a noite em uma asclepeion dedicada ao Deus da medicina.

Definição de saúde de Canguilhem

A descrição de saúde de Canguilhem rejeita conceitos convencionais de patologia e se concentra pela saúde como um método adaptativo. Ele argumenta que a saúde é fluida e que o papel do médico é simplificar a adaptação ao ecossistema. Tua explicação abrange as dimensões físicas, mentais e sociais da vida. Ele também argumenta que a saúde é um procedimento pessoal.

Uma diferença fundamental entre a definição de saúde de Canguilhem e a descrição de saúde de Auguste Comte é que o primeiro rejeita o último. No tempo em que o primeiro argumenta que uma visão centrada no sujeito é mais prática, o último sugere uma abordagem mais holística que leva em consideração a interdependência de indivíduos e comunidades.

A explicação de saúde de Canguilhem abrange o local animado, do mesmo jeito que os elementos físicos, mentais e sociais da vida de uma pessoa. Além disso, coloca o sujeito em posição de autodeterminação. No universo moderno, a explicação de saúde de Canguilhem é mais interessante do que poderia ter sido no passado.

Além disso, a descrição de saúde de Canguilhem incorpora conceitos como competência e normatividade biológica. Isso se opõe ao dogma positivista, que não reconhece a doença como uma realidade basicamente diferente. Além do mais, enfatiza que doenças e saúde não são realidades opostas, contudo somente o artefato de um sistema biologicamente normativo.